Componentes principais da AI-FIRST
Plataforma IPSOS Social Media Intelligence: para agilizar a produção de painéis e relatórios para apoiar as análises da metodologia AI-FIRST.
Componentes excepcionais da plataforma IPSOS Social Media Intelligence que impulsionam a AI-FIRST: Signal Gen-AI, Topic Modeling, Classifiers e Semantic AI, descritos abaixo:
Signal Gen-AI: nosso aplicativo pioneiro da plataforma de IA generativa permite que você transforme dados de consumidores, em tempo real, em insights acionáveis, em apenas 60 segundos. Agora todos podem transformar milhões de vozes de consumidores em insights acionáveis com apenas três cliques!
Áreas temáticas cobertas automaticamente pelo Signal Gen-AI por meio de prompts e frameworks predefinidos:
Need States pre-defined prompts: As necessidades do consumidor referem-se aos requisitos ou desejos fundamentais que um cliente busca atender ao comprar ou usar um produto ou serviço. As necessidades são os impulsionadores subjacentes do comportamento do consumidor e incluem requisitos físicos e psicológicos.
Motivations pre-defined prompts: A motivação comportamental, no contexto do comportamento do consumidor e das categorias de produtos, refere-se aos motivadores psicológicos e emocionais subjacentes que influenciam os indivíduos a se envolverem em comportamentos ou ações específicas relacionadas ao consumo ou compra de produtos dentro de uma categoria específica. Estas motivações podem resultar de um desejo de satisfação pessoal, status social, benefícios funcionais, realização emocional ou resolução de problemas, e desempenham um papel crucial na formação das preferências, escolhas e lealdade do consumidor dentro da categoria.
Jobs to be Done: Tarefas a serem realizadas é uma estrutura que se concentra nas tarefas ou trabalhos subjacentes que os clientes estão tentando realizar quando usam um produto ou serviço. Esta abordagem enfatiza as dimensões funcionais, emocionais e sociais das necessidades dos clientes e fornece uma forma estruturada de compreender como os clientes avaliam e selecionam produtos ou serviços para satisfazer as suas necessidades.
Moments: as ocasiões, instâncias ou horários específicos em que um produto ou serviço é normalmente usado ou consumido.
Purchase Triggers: os fatores, influências e estímulos que levam um consumidor a tomar uma decisão de compra.
Personas: Resumo das biografias do público com comportamentos, interesses e estilos de vida associados para vincular idealmente descobertas baseadas em dados de conversação ao Profiler.
In-market Manifestations: Produtos notáveis e variantes de produtos mencionados pelos consumidores.
Market Drivers: os direcionadores de mercado são os comportamentos ou fatores que influenciam os consumidores a selecionar um determinado produto ou tipo de produto dentro de uma categoria. Esses drivers podem incluir atributos como preço, qualidade, conveniência, reputação da marca, características do produto e preferências pessoais, que desempenham um papel significativo na tomada de decisão do consumidor e nas escolhas de compra.
Market Barriers: As barreiras de mercado, por outro lado, são os comportamentos ou fatores que impedem os consumidores de selecionar ou adotar um produto ou tipo de produto específico dentro de uma categoria. Estas barreiras podem incluir preços elevados, riscos percebidos, falta de consciência ou compreensão, disponibilidade limitada, processos de compra complexos ou experiências passadas negativas, que funcionam como obstáculos no processo de tomada de decisão do consumidor e impedem a adoção do produto.
Censydiam framework: Ipsos Censydiam é uma framework proprietária para explicar o comportamento do consumidor com base em motivações humanas fundamentais. O modelo consiste nas 8 motivações humanas fundamentais: Prazer, Controle, Poder, Pertencimento, Vitalidade, Segurança, Convívio, Reconhecimento.
Cultural Intelligence framework: O Modelo de Valor Humano de Shalom Schwartz é uma estrutura psicológica que classifica os valores humanos em dez dimensões universais, incluindo conceitos como Tradição, Conformidade e Segurança. Utilizamos essas dimensões para obter insights sobre como os indivíduos priorizam e se conectam com seus valores fundamentais, moldando, em última análise, suas atitudes, comportamentos e tomada de decisões.
Habit Loops framework: O Habit Loop é um modelo psicológico projetado para dissecar hábitos e comportamentos de consumo a partir da lente de um loop interconectado com 3 elementos: Gatilhos, Comportamentos e Recompensas.
ESG Framework: A estrutura ESG, um acrônimo para Ambiental, Social e Governança, serve como modelo para avaliar a influência da sustentabilidade e dos fatores éticos nas preferências do consumidor em uma determinada indústria ou setor.
Recurso de Topic Modeling da plataforma IPSOS Social Media Intelligence: Nosso mecanismo de descoberta baseado em IA verifica, categoriza e visualiza, automaticamente, centenas de milhares de conversas on-line usando o poder do aprendizado de máquina (Machine Learning) para ajudá-lo a descobrir fenômenos desconhecidos ou ocultos e tornar a análise de tendências muito mais fácil!
Recurso Classifier da Plataforma IPSOS Social Media Intelligence: permite agrupar postagens ou menções que tenham algo em comum. Por exemplo, se você estiver acompanhando conversas sobre sua marca, poderá criar Classifiers para cada estágio da jornada do cliente para obter uma visão mais granular do feedback do consumidor e dos pontos problemáticos.
Semantic AI da plataforma IPSOS Social Media Intelligence: ao classificar e mostrar relações entre elementos gramaticais – de verbos a substantivos – e entidades – de produtos a pessoas – a IA semântica da IPSOS elimina alguns dos mistérios atuais do consumido e revela insights contextuais específicos.
AI-FIRST combina IA generativa, aprendizado de máquina e inteligência humana:
IA generativa: para obter insights, automaticamente, com base em prompts predefinidos para as áreas e preocupações cobertas pelas nossas soluções de inteligência de mídia social, por exemplo, sentimento e comportamento do cliente, gestão de crises, inovação, transição energética, ESG, entre outros.
Machine Learning (ML): para encontrar tópicos relevantes sem intervenção humana (não supervisionada), análises semânticas automáticas para identificar termos, lugares, pessoas, organizações e seus relacionamentos, aplicar feedback humano para aprimorar análises de sentimentos e emoções, entre outros resultados.
Inteligência Humana (IH): Adicionando uma camada crítica de interpretação, nossos analistas humanos trazem nuances culturais e inteligência emocional para a mesa. Isso garante que os insights obtidos não sejam apenas precisos, mas também profundamente relevantes para aplicações do mundo real.
Fontes de dados híbridas integradas pela AI-FIRST: o que diferencia a solução AI-FIRST é sua capacidade de integrar e analisar uma variedade de fontes de dados:
Dados de mídia social: oferecem insights sobre a opinião pública e as tendências.
Dados da pesquisa: fornecem uma compreensão mais profunda das atitudes e percepções do consumidor.
Dados de buscas online: revelam as intenções e comportamentos dos usuários por meio de seus padrões de busca.
Tomando decisões baseadas em dados em áreas-chave abordadas pela AI-FIRST: A AI-FIRST capacita as organizações a tomar decisões informadas e baseadas em dados em um amplo espectro de áreas críticas de negócios:
Análise de público: compreender os dados demográficos, interesses e comportamentos dos públicos-alvo.
Inteligência de marca: obter insights sobre percepção, alcance e engajamento da marca.
Gerenciamento de campanhas: Otimizando campanhas de marketing para máximo impacto e eficiência.
Análise da concorrência: benchmarking com concorrentes para identificar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades.
Gestão de Crises: Monitoramento de crises potenciais e gerenciamento eficaz delas.
Sentimento do cliente: Rastrear e analisar as opiniões e sentimentos dos clientes em relação aos produtos, serviços ou à marca como um todo.
Marketing de influência: identificar e aproveitar os principais influenciadores para aprimorar os esforços de marketing.
Pesquisa de Mercado e inovação: descobrir tendências de mercado e necessidades dos consumidores/cidadãos para impulsionar a inovação.
Principais verticais que a AI-FIRST aborda atualmente: governo, bancos, transição energética e ESG.